Post Page Advertisement [Top]

A moda dos cabelos coloridos 


POR ANNE BEOULVE  

A “tendência” que anda pintando a cabeça dos nossos jovens?


No sentido figurado, pintar significa surgir. No entanto, não é isso que queremos dizer nesta matéria. Aqui estamos utilizando o sentido real do verbo pintar, pois os jovens bruxos estão aderindo à moda de usar tintas, toucas mágicas e feitiços (e dons) para colorir seus fios com cores não tradicionais – em vez do loiro, ruivo e castanho, vemos cada vez mais pessoas com cabelos azuis, verdes, lilases e róseos. Segundo a cabelereira Josy Marques, “se tornou frequente clientes jovens que desejam pintar seus cabelos de alguma das cores da moda!”

Todos os entrevistados afirmaram que a cor atual – colorida – dos fios deles não é a cor natural, a grande maioria são mulheres e todos têm de trinta anos para menos. Ou seja, cabelos coloridos é uma “teendência” – uma moda entre os jovens bruxos – mais comum entre as bruxas. “Eu nunca gostei de pintar o cabelo de uma cor padrão sabe? Eu queria algo mais... Inovador, diferente e original, então eu escolhi o lilás, um roxo não muito chamativo e que me agrada!” — Para Mahogany D'Amici Lox, vendedora na loja Bebê Mágico, inovar nas cores que utiliza na cabeça é algo natural. E a corvina Anne T. S. Ravenclaw concorda com Mahogany no quesito “fugir do padrão”: “Sempre achei a cor original de meu cabelo bastante sem-graça.”

Olívia S. Carson afirma que não gosta de padrões, prefere quebrar paradigmas e ser ela mesma independente da opinião dos outros. E quem pode dizer que ela está errada? Afinal, vivemos apenas uma vida e é nosso dever vivê-la da melhor maneira para nós mesmos, sem deixar que as opiniões alheias interfiram no nosso jeito de ser feliz. Todos têm o direito de ser feliz e, desde que não interfira nos direitos dos outros nem tire a própria liberdade, que mal há em ser diferente se traz felicidade? “Tenho forte personalidade, e gostei da ideia de expor ela em meu visual mesmo tendo apenas 13.” — É o que nos diz Candy K. Möhrauser. Estaria essa jovem adolescente errada por querer se expressar? Não vivemos num mundo em que há liberdade de expressão, afinal de contas?! Por que a sociedade não pode simplesmente aceitar que há diferentes formas de ser (feliz)?

“Quando adquiri controle suficiente [da metamorfomagia] para não ficar parecida com um Simpson, meses antes de ir para Hogwarts, decidi mudar a cor do meu cabelo e, com muito esforço, consegui deixa-lo roxo de maneira permanente. Sabia que meu dom era raro e, se as pessoas em Hogwarts conseguissem conviver com uma menina de cabelos roxos, talvez um dia conseguiriam conviver comigo sendo o que sou, sem me achar um monstro.” — Enquanto para muitas os cabelos viram uma maneira de se expressar, para Nerida K. S. Hufflepuff esta foi a forma encontrada para aceitar a si mesma e conviver com as pessoas ao redor. Mas até quando os jovens terão que se sentir assim: um patinho fora d’água? Por que não aceitamos o nosso próximo como ele é, sem julgar ou menosprezar simplesmente por não ser como nós?
  
E qual seria o motivo de a maioria dos jovens de cabelos coloridos serem mulheres? “Em determinada fase da minha adolescência, quase chegando à minha fase adulta, resolvi que seria alguém diferente e precisava mudar drasticamente, e o meu cabelo foi o primeiro alvo.” — Disse nossa redatora de política, a Srta. Lena Beoulve Stackhouse. A fala dela nos dá uma ideia do motivo que levam as mulheres a adotarem cores extravagantes nos cabelos: mudança. E por que os homens não resolvem fazer isso também? Será que não se importam tanto com a aparência a ponto de não verem problema em estarem “iguais” aos demais? Será algo originado pela sociedade que impõe que a mulher precise se destacar? Por que a maioria das mulheres precisam mudar algo do lado de fora para se sentirem bem por dentro?

Quero terminar esta matéria com uma pergunta ao leitor: por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]